Ibirama - Capital Catarinense do Turismo de Aventura




Em 16 de Dezembro de 2008,  a cidade de Ibirama foi condecorada pela Assembléia Legislativa do Estado, com o título de "Capital Catarinense do Turismo de Aventura", através da aprovação do Projeto de Lei n º 180/08, que vem justificar o grande potencial turístico natural do município.

De acordo com a Embratur, Turismo de Aventura é o segmento do mercado turístico que promove a prática de atividades de aventura e esporte recreacional, em ambientes naturais e espaços urbanos ao ar livre, que envolvam  emoções e riscos controlados, exigindo o uso de técnicas e equipamentos específicos, e a adoção de procedimentos para garantir a segurança pessoal e de terceiros e o respeito ao patrimônio ambiental e sociocultural.

Ibirama tem o relevo bastante acidentado, com muitas corredeiras, cachoeiras e fendas, características, favoráveis à prática de muitas dessas atividades. A cidade tem sido palco de diversas competições de esportes de aventura, em nível estadual e nacional. Atualmente, é mais conhecida pelo rafting. As corredeiras do rio Itajaí-Açú estão entre as melhores do mundo para a prática desse esporte, razão pela qual foi sede em 1997 do Campeonato Brasileiro de Rafting.

Outra atividade de destaque é o Downhill (descida de montanhas com bicicleta). Em 2007, no Morro da República, foi realizada uma etapa do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike. Esportes como trekking, rapel, off-road e parapente tiveram um aumento significativo de praticantes na região, principalmente do turista que busca aliar o contato da natureza por meio da prática de uma atividade esportiva.

 Em 2007 também foi realizada a  FENAESPOR, evento que reuniu durante 4 dias várias atividades e competições esportivas envolvendo os esportes de aventura, sendo que a 2º edição está sendo programada para acontecer em 2010, consolidando definitivamente este título tão significativo para o desenvolvimento turístico de Ibirama.

Disponivel em: http://www.ibirama.sc.gov.br Acesso em: 25/01/2010